A Cinese Cia. de Dança nasceu em 2013 com a iniciativa de jovens bailarinos e professores de dança de salão, numa intensa busca por inovar e trazer a arte da dança a dois para a cena, marcamos um jeito Cinese de se fazer dança, impulsionados pela paixão pelas danças de salão, pelo palco, pelo fazer artístico, pela desconstrução e pelo estudo do corpo. Nosso trabalho é desvendar um mundo de arte e paixão a dois. Paixão esta que nos moveu a identificar novos gestos e olhares, a embarcar nos desafios de incorporar a dança de salão contemporânea e estudar as estruturas das danças tradicionalmente conhecidas para orienta-las em novas linhas de movimento por meio do contato. Um sentimento que nos moveu na busca de um sentido capaz de unir o corpo com movimentos da dança a dois, nos levando a novas possibilidades e descobertas.
Somos bailarinos, educadores, artistas. Pela necessidade de ir além, decidimos unir nossos conhecimentos na concepção desta companhia para também refletir sobre novos conceitos nas danças de salão, equilibrando-as aos conhecimentos da dança a dois com um tom contemporâneo e principalmente sul-mato-grossense de se fazer dança.
O entendimento do contemporâneo em nossa cia., se dá pelo fazer artístico na cena e pela desconstrução dos elementos pré-determinados dentro de estruturas fixas presentes por exemplo no Samba, Bolero, Zouk, Forró, Valsa, Salsa, Tango, West Coast Swing, Lindy Hop e vários outros estilos de dança de salão.
Com o processo colaborativo de criação passamos a incluir aos movimentos do corpo o nosso olhar e experiências próprias, considerando-as um instrumento de reflexão das movimentações sociais, políticas e culturais no mundo. Por isso em nossos ensaios e na pesquisa do corpo, valorizamos os estudos teóricos de autores como Klaus Vianna, Tereza Rocha, Gil Vicente e Lola Brikman, para que o movimento passe a constituir um veículo de expressão de emoções, de ideias, de afetos e de intenções.
Assim sendo, sustentamos o sentido de provocar sensações e interações com o público, engajando-nos também numa preparação artístico-corporal alimentada de diversas fontes, como: aulas de ballet clássico, dança contemporânea, técnicas contemporâneas de dança a dois, aulas de teatro e expressividade corporal em cena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário