Contemplados no Prêmio Célio Adolfo de Incentivo a dança
2013, na categoria Novos Criadores, estamos desenvolvendo o espetáculo
intitulado “Trilhos da Terra” , onde está sendo desenvolvido um trabalho
com o olhar no perfil histórico da música em Mato Grosso do Sul, suas mudanças
com o decorrer da trajetória cultural do estado e o advento de grupos musicais com propostas diversificadas,
salientando um novo jeito de olhar a música sul-mato-grossense e suas
influências na conjuntura contemporânea.
Assim, no ano de 2012 começamos um trabalho
investigativo embalados pela pesquisa de corpo, propondo aulas diversificadas
com os membros da Cia., desde aulas de ballet clássico e técnicas
contemporâneas de dança a dois à aulas de teatro e expressividade no palco. Tentamos
compreender e interpretar o percurso de formação da nossa Cia. de bailarinos,
analisando este processo eclético de uma nova forma. Apesar desta
diversidade, a busca da singularidade para formar essa identidade como Cia. e
incluí-las ao trabalho da música traz consigo a ideia de reconstruir não
somente a corporeidade das danças de salão, mas também a música
sul-mato-grossense como reflexão da nova cultura social.
Nas intervenções durante os
ensaios e o processo coreográfico, verificamos a multiplicidade de trabalhos
musicais no estado, mas tratamos com prioridade artistas do cenário
pioneiro. Trabalhamos em um conjunto de obras musicais a examinar o
corpo, suas possibilidades e singularidades relacionadas à cultura do estado,
ao comportamento social do sul-mato-grossense e à cultura musical muitas vezes
desconhecida por nós, habitantes desse estado marcado de pluralidades musicais,
culturais, sociais, e corporais.
Ainda que a princípio o foco seja no cenário
pioneiro, estudamos a ligação e a relação entre estes e a nova cena musical e
cultural do estado. Temos como base principal a dança de salão para
desenvolver a seguinte temática: “O desenvolvimento da música em Mato Grosso do
Sul e suas novas relações sócio-culturais”, pesquisando a música do Estado
desde artistas pioneiros até os mais recentes, percorrendo a trajetória da
música desde 1960, apresentada por meio da dança e relacionando-a aos novos
movimentos musicais.O experimento que estamos propondo vem também buscar
auxílio em fontes de pesquisas teóricas, e um dos livros adotados para esse
estudo é “Os Pioneiros” de Rodrigo Teixeira e do “Acervo Musical”, o
documentário “Geração 10” de Alexander Onça, André
Patroni e Kleomar
Carneiro, além de discos, entrevistas, pesquisas de campo e questões
semânticas e sociolinguísticas intrínsecas ao estudo da letra das músicas e à
cultura popular do estado. Farão parte da dramaturgia e da trilha sonora,
composições de músicos que produziram e/ou produzem arte e contribuem para a
cultura local, já que levam muitas influências do Estado em suas composições e
produções musicais.
O tema nos revela e surpreende diante das
pesquisas devido à riqueza de produções, e quando acompanhamos o crescimento da
música durante tempo, verificamos a dinamicidade desses novos trabalhos na
contemporaneidade. Com o livro “Os Pioneiros” traçamos um paralelo para
discutir no espetáculo a mudança na qual a música sul-mato-grossense é
impulsionada. Em uma das citações do livro, Delinha comenta sobre a década de
60: ‘Nós ficamos na Rádio Bandeirantes por cinco anos e um mês sem ganhar
nada. Só para fazer nome. Eu não sei se alguém ganhava. A gente tinha medo de
perguntar.’ No documentário
“Geração Dez”: ‘Com as tecnologias atuais, passou a ser possível encher
bares com gente a fim de ouvir músicas feitas aqui. É possível ver mais pessoas
ouvindo em casa e cantando, de cor, as músicas feitas aqui.’Nas
movimentações corporais o público poderá ver o tradicional ser mesclado com o
contemporâneo, refletindo sobre a diversidade cultural e a riqueza da música
sul-mato-grossense, expondo a influência sertaneja (no trato do pioneirismo e
como composição da história musical) e principalmente os diálogos com essa
tradição local como blues e a polca rock.
Objetos cênicos, trilha sonora e figurinos
contemporâneos e singulares farão parte de um contexto que aproximará a
proposta de pesquisa ao resultado final do espetáculo não deixando de lado o
trato com o corpo e a dança a dois, linguagem essa que já vem sendo utilizada
por Cias brasileiras, como a Mimulus Cia de dança. Mesmo assim, fazemos um
mergulho profundo nas possibilidades adquiridas com nossas particulares
experiências com as danças de salão para promover uma identidade enquanto Cia.
sul-matogrossense de dança.
Embalados por um espetáculo com a cultura e a
expressividade do nosso povo, aliado à diversidade do público
espectador-reflexivo peça chave do espetáculo, sustentamos o sentido de se
entender os possíveis significados que se podem alcançar com o espetáculo, mas
não como algo cravado ao espectador de forma inalterável. Escolhemos assim,
tratar menos do entendimento desses significados e mais da construção de
sensações, que são formulados pelo espectador no diálogo que será enredado com
nossa proposta.
Teasers:
Trilhos da Terra #1
Trilhos da Terra #2
Teaser Pós-Espetáculo/ Por Henrique Fernando Paim
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